Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Fórum
Tela cheia

Painéis I Encontro Baiano de Mídia Livre

29 de Junho de 2016, 18:20 , por Pedro - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 218 vezes

Bannerencontrofinal

Principal Programação__Em Rede__Oficinas_ Inscrições

 

Os painés vão ocorrer no auditório da Biblioteca Pública nos dias 10 (quarta-feira) e 11 (quinta-feira) de agosto. São momentos coletivos de provocação e reflexão em pontos cruciais para uma perspectiva midialivrista.

 

Quarta-feira, 10 de agosto

16:30h Painel 1 Revolta dos Búzios e Liberdade de Expressão

Pasquins sediciosos foram lançados nas ruas de Salvador em 12 de agosto de 1798 propagando a independência, igualdade racial e liberdade. Mais de 200 anos depois a revolta é reconfigurada como marco no projeto nacional e também nos fluxos diaspóricos do Atlântico Negro. Vamos ouvir como e porque o evento detém tamanha importância em época de contínuo genocídio racial e ameaça aos direitos e liberdades básicas.

Debatedores

Antonio Olavo/BA: Historiador e documentarista de filmes como Canudos, Quilombos da Bahia e A Cor do Trabalho, detém catálogo e documentário em andamento sobre a Revolta de 1798.

Mediação

Alane Reis/BA: Jornalista graduada na UFRB, coordena a Revista Afirmativa e integra o coletivo Tela Preta de cinema

 

19h Painel 2 Mídia e Democracia na Internet

A internet hoje é um espaço chave em momento de questionamentos à democracia no Brasil. O painel irá debater como este espaço se relaciona com uma reconfiguração midiática, a política, violação aos direitos humanos, e, os desafios dos seus instrumentos de governança como o Marco Civil.

Debatedores

Fabio Malini/ES: Professor da UFES, coordena o Laboratório de estudos sobre Imagem e Cultura (LABIC/UFES), onde desenvolve pesquisas sobre ciência de dados,movimentos sociais e redes sociais.

Maria Carolina Trevisan/SP: Repóter da Ponte  e Revista Brasileiros, integra o coletivo Jornalistas Livres

Mediação:

Naiara Leite: Coordenadora do Instituto Odara e realizadora do Julho das Pretas

 

Quinta-feira, 11 de agosto

10h Painel 3 Autonomia e Sustentabilidade

O desenvolvimento da mídia livre envolve diversas mecanismos que atuam de forma completar a fim de manter ou construir uma autonomia na produção de conteúdo. O painel vai abordar a fragilidade das políticas públicas; as experiências de cooperação e financiamento coletivo; a publicidade e suas implicações com empresas e governos.

Debatedores

Cynara Menezes: Editora do Blog Socialista Morena

Vicente Aguiar: Membro da Colivre - Cooperativa de Software Livre e doutor em administração pela UFBA com a tese sobre o trabalho de hakers e wikipedistas.

Douglas Belchior: Educador e Editor do Blog Negro Belchior da Carta Capital, integra a Frente de Mídias Negras de São Paulo. 

Mediação

Enderson Araújo: Fundador do Mídia Periférica e membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

 

14h Painel 4 Cultura Livre e Audiovisual

As transformações na internet potencializam maior participação do audiovisual nos movimentos de cultura livre, acompanhados pelo desenvolvimento de novos modelos de negócios e distribuição. O painel trará experiências que visibilizam este processo, bem como, questionamentos sobre o papel da fotografia e ilustração e da ilustração neste cenário.

Debatedores

Sil Bahia: Integrante do coletivo Kbela, produtora da plataforma de cinema negro Afroflix, profissionalizada no Olabi, e mestranda em comunicação na UFRJ.

Fabiano Cafure: Diretor e coordenador do Canal O Cubo

Marcelo Reis:   Idealizador da Casa da Fotographia, além de fotografo, organiza mostra e exposições

Mediação

Sueide Kintê/BA: idealizadora da campanha #MaisAmorEntreNós, integrante do Coletivo Flores de Dan e Articulação Mulher e Midia na Bahia.


1Um comentário

  • Ff93df9ae0496ca3d73c19290e0b1085?only path=false&size=50&d=404Tito da Silva Santos(usuário não autenticado)
    12 de Julho de 2016, 16:56

    Sou conselheiro estadual de cultura

    Não consegui localizar o link para fazer minha inscrição sobre tudo acredito que logo logo serei informado ,grato pela atenção.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.