Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Conteúdos
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias Home

7 de Agosto de 2015, 13:57 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Mostra Egbé e o empoderamento negro no cinema

27 de Abril de 2016, 3:22, por Luiz Gonzaga das Virgens

Empoderamento negro marina silva

Buscando a reflexão sobre a invisibilidade do negro no cinema e as formas de superação desta realidade que escapa à vista de muitos realizadores, cineclubistas, amantes da sétima arte e de todos os trabalhadores que movimentam o cinema – a Egbé: Mostra de Cinema Negro de Sergipe -, evento que acontecerá entre os dias 6 e 9 de abril, traz para o estado um espaço de descoberta da produção cinematográfica negra.



IFÁ Afrobeat: Música instrumental como carro-chefe

27 de Abril de 2016, 3:07, por Luiz Gonzaga das Virgens

If  afrobeat

Fabrício Mota, baixista do IFÁ Afrobeat, fala sobre o projeto de circulação pelo interior da Bahia, após show em Conquista que contou com a participação da cantora nigeriana Okwei V Odili.



Minas nerds: A evolução das mulheres nos quadrinhos

27 de Abril de 2016, 2:45, por Luiz Gonzaga das Virgens

Minas nerds   mulher maravilha

Os quadrinhos começaram entre os anos 40 e 50, com histórias curtas e de rápida conclusão e diversos seguimentos focados em gêneros como terror e ação. Não é fato desconhecido que naqueles tempos, as mulheres tinham uma importância mínima ou nenhuma para o desenvolvimento da história apresentada, e, mesmo quando tinha, geralmente era para alavancar o papel do herói na história. Essa realidade vem mudando ao longo das últimas décadas.



Juazeiro: "Ninguém vive de rap aqui"

12 de Abril de 2016, 0:06, por Luiz Gonzaga das Virgens

Rap

Não é nada fácil a vida de quem vive de música no interior, ainda mais de gêneros musicais que não são populares. Prova disso foi o desabafo do cantor de um dos principais grupos de Rap de Juazeiro, EuriMania, da P1 Rappers. "Ninguém vive de rap aqui", desabafa.



Famílias ocupam fazenda improdutiva de algodão e sofrem ameaças

11 de Abril de 2016, 23:42, por Luiz Gonzaga das Virgens

Mst_fazenda_de_algod_o

Mais de 260 famílias ocuparam na madrugada dessa segunda-feira (11/4) a fazenda Bial, localizada no município de Iuiu, na região São Francisco. O gerente da fazenda e um advogado, acompanhados por uma viatura da Polícia Militar, ameaçaram as famílias afirmando que a ocupação não poderia acontecer e que deveriam sair, a qualquer custo, da área.



Estudantes desenvolvem game sobre Orixás

11 de Abril de 2016, 20:04, por Luiz Gonzaga das Virgens

Sarav__ians__-_tauan_carmo

No intuito de desmistificar a mitologia que envolve as religiões de matriz africana e desenvolver habilidades de programação, estudantes desenvolvem web-game sobre o tema em curso no Laboratório de Jornalismo Impresso da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

 



Professor destaca potenciais do Parque da Boa Esperança

11 de Abril de 2016, 19:52, por Luiz Gonzaga das Virgens

  Parque_da_boa_esperan_a

O Parque Municipal da Boa Esperança tem 473 hectares e é um dos poucos locais de proteção ambiental situados em zona urbana. A importância estratégica desse patrimônio vivo do município de Ilhéus é reconhecida há quase um século.Em entrevista para o Blog do Gusmão, o biólogo Emerson Lucena falou sobre as condições atuais do parque e sua importância para a região.



Presos arbitrariamente, cacique Babau e Teity Tupinambá correm risco em presídio de Ilhéus

11 de Abril de 2016, 2:44, por Luiz Gonzaga das Virgens

  Babau_e_teity_presos

Desde a manhã do dia 08, o cacique Babau Tupinambá e seu irmão, Teity Tupinambá, estão presos em uma sala isolada no presídio estadual de Ilhéus, na Bahia. A detenção de ambos, na sexta, ocorreu de forma arbitrária e cercada de ilegalidades, havendo, inclusive, a denúncia de um flagrante forjado contra os indígenas. Na avaliação de observadores de direitos humanos, caso do grupo Tortura Nunca Mais, da Bahia, Babau e Teity correm risco de morte caso sejam encarcerados na região.



Baiano que construiu a própria máquina voadora vira filme

5 de Abril de 2016, 2:08, por Luiz Gonzaga das Virgens

M_quina_voadora

Dirigido por Edson Bastos, o curta-metragem é livremente inspirado na história de Astrogildo Andrade Santos, morador de Ipiaú que atraiu a atenção da cidade com seu helicóptero de motor moto-contínuo.



Feminismo negro: É preciso ocupar os espaços

5 de Abril de 2016, 1:14, por Luiz Gonzaga das Virgens

Feminismo_negro_-_carol_garcia

 

Na última terça, 29, ocorreu o "Escambo de ideias: Feminismo Negro", com o intuito de dialogar sobre peculiaridades do papel da mulher negra em sua ação, pensamento, estética e representatividade na mídia, política, cultura e outros espaços.



Novas casas de show dão gás à música em Salvador

31 de Março de 2016, 4:15, por Luiz Gonzaga das Virgens

 

Somdasbinha-erik_doria

Salvador nunca teve tantas opções de casas de show para quem gosta de música, como atualmente. Mesmo ainda sentindo falta de espaços de tamanhos médio e grande, a cada ano, a capital baiana vem ganhando novas opções para diversos gostos e com variadas estruturas, especialmente para quem circula pelo meio independente e gosta de rock, pop, reggae, rap ou mpb.



Os Ticoãs: Atlântico em mão dupla

31 de Março de 2016, 3:34, por Luiz Gonzaga das Virgens

Os_tico_s

A partir dos anos 1970, os Tincoãs começaram um processo musical de inversão do fluxo histórico África-Brasil, que desembocaria, muitos anos depois, na atual relação entre músicos brasileiros e africanos.



Os sapateiros de Feira

31 de Março de 2016, 3:20, por Luiz Gonzaga das Virgens

Sapateiros-feira

Em tempos de abastança financeira, muita gente simplesmente compra outro calçado quando o que usa é danificado, mas quem não pode se dar esse luxo geralmente busca consertar o calçado, pagando bem menos do que pagaria em um novo. Nesse contexto surge o sapateiro, profissão antiga e hoje pouco valorizada. Em Feira de Santana, estes profissionais encontram-se concentrados principalmente no estacionamento em frente à Prefeitura.



Ipiaú: Débito da Prefeitura causa falta de transporte estudantil

30 de Março de 2016, 20:47, por Luiz Gonzaga das Virgens

Cetep_-_ipiau

Fonte: Ipiau Online

Imagem: Divulgação

Pela terceira vez consecutiva somente este ano, alunos do Centro Técnico Profissionalizante do Território Médio Rio das Contas ( CETEP ) fecharam o trecho da BR 330 na altura do povoado do Passa Com Jeito, em protesto contra a falta de transporte escolar, problema que perdura desde 2013. Segundo o secretário de educação profissional do estado da Bahia, o professor Almerico Biondi Lima, "a Prefeitura está com pendência por não ter prestado conta de 2013. Enquanto não regularizar, o convênio permancerá desativado”. O débito ultrapassou os R$ 40 mil.



Denúncia: Rio Jacuípe sofre com descaso

30 de Março de 2016, 20:05, por Luiz Gonzaga das Virgens

 

Bacia_do_rio_jacu_pe

Fonte: Calila Notícias

Imagem: Varzea do Poço Notícias

O padre Alessandro Mendonça Nonato, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, reclama da falta de interesse da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) pela causa do Rio Jacuípe. Genuinamente baiano, o rio tem suas nascentes no município de Morro do Chapéu, desce sertão abaixo pelo semiárido ao norte do Piemonte da Chapada Diamantina, formando a Bacia do Jacuípe, banhando vários municípios da vasta região do semiárido baiano. "O rio está degradado, não tem mais profundidade e suas margens estão estragadas e sendo destruídas com as olarias e coisas desta natureza. Quase todos os esgotos das cidades ribeirinhas caem dentro do rio. Enfim falta politicas públicas”, denuncia o vigário.