Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Conteúdos
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias Home

7 de Agosto de 2015, 13:57 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Humor para enfrentar o poder nos traços de Rodrigo Minêu

15 de Setembro de 2016, 22:01, por Luiz Gonzaga das Virgens

Rodrigo Minêu é pernambucano criado na Bahia. Os traços rudes na infância não o desanimaram de desenhar. Descobriu, por si, e por suas referências, que a arte visual é a tradução de um conceito pelo autor. Primeiro ingressou no curso de publicidade na UNIFACS, aperfeiçou a aliança à tecnologia e a capacidade síntese para chegar no leitor. Depois cursou jornalismo na UFBA, onde alimentou sua alma cinemetográfica, o primor pelo texto, uma pitada de boêmia, o amor e uma compressão social mais aguçada.



Música: receitas de artistas para sustentar carreiras

15 de Setembro de 2016, 21:07, por Luiz Gonzaga das Virgens

Todo artista sonha em viver do fruto direto da sua arte, como a arrecadação de direitos autorias. Mas a realidade e as dinâmicas do mercado nem sempre o propiciam, de maneira que proliferam soluções alternativas adotadas por artistas empreendedores, que arregaçam as mangas e atuam diretamente na gestão das próprias carreiras. Se um dos possíveis manás dos tempos passados – os polpudos contratos com grande gravadoras – se tornou tão raro que quase não figura como uma opção viável, criadores de todo o país encontram novas formas de se bancar. Que passam por financiamento de coletivo,  editais públicos, patrocínios de empresas, plataformas on-line de autodivulgação e show ao vivo, mershandising de produtos, a velha venda de discos (devidamente adaptada à era digital) e, por que não?, até um eventual contrato com gravadora.



Candidatos de Juazeiro assinaram Carta Compromisso com movimento popular

15 de Setembro de 2016, 20:34, por Pedro

Juezeiromarcelo



As propostas dos candidatos a prefeito de Feira para a Cultura

15 de Setembro de 2016, 20:20, por Luiz Gonzaga das Virgens

Fonte: Feirenses.com



Justiça suspeita que espigões do Porto de Ilhéus agravam prejuízos ambientais

15 de Setembro de 2016, 19:36, por Luiz Gonzaga das Virgens

Imagens: José Nazal e Instituto Nossa Ilhéus.



A festa de São João, o cachê de Safadão e a cultural revolução

21 de Julho de 2016, 1:48, por Luiz Gonzaga das Virgens

S o jo o   carol garcia

 

Ao circular pelo interior da Bahia, mais precisamente por Buerarema e Prado, com os espetáculos Os javalis e Os males do casamento, do meu grupo Teatro NU, mais uma vez me vieram pensamentos sobre políticas públicas para a cultura que pudessem transformar uma cidade e suas redondezas. A carência é violenta, preocupante e prejudicial; e isso é visto ao anoitecer nas praças e tvs ligadas.



Ilhéus: Quem são os responsáveis pela crise hídrica da região

21 de Julho de 2016, 1:40, por Luiz Gonzaga das Virgens

Reservat rio do iguape foto jos  nazal

A unidade sulbaiana da Promotoria Ambiental do Ministério Público do Estado funciona no campus da UESC, onde na sexta-feira (8) a promotora Aline Salvador recebeu o Blog do Gusmão para uma conversa sobre a crise hídrica de Ilhéus.



Juiz de Casa Nova determina despejo de 400 famílias de Fundo de Pasto

14 de Julho de 2016, 0:57, por Pedro

Baiana   leo rates

As mulheres negras nunca reconheceram o mito da fragilidade que sempre justificou os espaços subalternos que lhes foram dados. Aprenderam muito cedo o quanto duro é o trabalho nos espaços disponibilizados e, acima de tudo, que suas vidas valiam o que lutassem para ter.  O processo que desumaniza a população negra fez com que o machismo sobre essas mulheres tivesse um impacto maior do que nas demais, principalmente na mercantilização de suas vidas e corpos, além de sua afetividade.

 



25/07 é o dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha

14 de Julho de 2016, 0:57, por Luiz Gonzaga das Virgens

Baiana   leo rates

As mulheres negras nunca reconheceram o mito da fragilidade que sempre justificou os espaços subalternos que lhes foram dados. Aprenderam muito cedo o quanto duro é o trabalho nos espaços disponibilizados e, acima de tudo, que suas vidas valiam o que lutassem para ter.  O processo que desumaniza a população negra fez com que o machismo sobre essas mulheres tivesse um impacto maior do que nas demais, principalmente na mercantilização de suas vidas e corpos, além de sua afetividade.

 



O cenário do Skate em Feira de Santana

9 de Julho de 2016, 3:00, por Luiz Gonzaga das Virgens

Skate feira de santana

As dificuldades acerca do cenário skateboarding feirense obrigam os skatistas a fazerem manobras dentro e fora das pistas. Os empecilhos vão desde a falta de uma pista adequada para a formação de esportistas de alto rendimento, até o preconceito e a falta de grandes patrocinadores que invistam no esporte. Algumas empresas e amigos sensibilizados com a causa contribuem no que podem para que a modalidade se mantenha viva e operante.



Cajazeiras: construção de hospital será em área de preservação

9 de Julho de 2016, 3:00, por Luiz Gonzaga das Virgens

Rio ipitanga

A denúncia foi feita nesta terça-feira, 05/07, durante o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) que acontece na capital baiana até o dia 08 de julho. A psicóloga Jessica Oliveira, integrante do Quilombo do Orobu, chamou a atenção das autoridades e público presente ao encontro sobre as obras iniciadas pela Prefeitura de Salvador para construção do Hospital Municipal de Cajazeiras que avançam as margens do rio Joanes Ipitanga, comprometendo o equilíbrio ambiental e a vida de famílias de moradores, que tem o rio como lazer e abastecimento.



I Encontro Baiano de Mídia Livre acontece entre 10 e 13 de agosto

17 de Junho de 2016, 13:48, por Pedro

Bannerencontrofinal
 



De onde vem o dinheiro que circula em Santa Maria da Vitória?

9 de Maio de 2016, 2:36, por Luiz Gonzaga das Virgens

Santa maria da vit ria

Os empregos gerados pela Prefeitura de Santa Maria da Vitória, os pagamentos do Bolsa Família e o número de aposentados e pensionistas têm papel essencial na saúde financeira do município. Para entender com se dá essa relação, o Matutar reuniu informações, comparou dados e produziu uma análise detalhada sobre as principais fontes que alimentam a economia do município.



Cacique Babau e Teity Tupinambá estão em prisão domiciliar

27 de Abril de 2016, 4:33, por Luiz Gonzaga das Virgens

Cacique baubau

Durante audiência de custódia no dia 11 de abril, o juiz Lincoln Pinheiro da Costa, da Justiça Federal de Ilhéus, substituiu as prisões preventivas de cacique Babau e Teity Tupinambá, decretadas na última sexta-feira, 8, por prisões domiciliares. Dessa forma, os indígenas deverão responder ao processo judicial em liberdade assistida.



"A Orquestra Sinfônica da Bahia está em estado terminal aos 34"

27 de Abril de 2016, 4:23, por Luiz Gonzaga das Virgens

Orquestra sinf nica da bahia

Quantos anos vive uma orquestra sinfônica? Muitas são centenárias, mas a Orquestra Sinfônica da Bahia, a OSBA, está em estado terminal aos 34 anos. Assassinada por estrangulamento lento e contínuo por mais de uma década pelo mesmo Estado que a criou.