Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Blog de Notí...
Tela cheia Sugerir um artigo

Queijeiros e donos de laticínios de Nova Fátima, Capela e Pé de Serra discutem a legalização dos seus empreendimentos

4 de Abril de 2016, 23:50 , por Luiz Gonzaga das Virgens - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes

Fonte: VR14

Na sexta-feira 01 de abril, aconteceu na cidade de Nova Fátima uma audiência pública para discutir a regularização sanitária dos laticínios e queijarias dos municípios do Território de Bacia do Jacuípe.

A audiência foi mobilizada por Orlando Rios o popular Landinho e o vereador do município de Capela do Alto Alegre Romeu junto aos proprietários que buscam a regularização dos “fabricos”, como são popularmente conhecidos os empreendimentos.

A iniciativa vem após acontecer ações da Associação de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), nos dias 15 e 16 de março, respectivamente nos municípios de Nova Fátima e Pé de Serra, onde lacraram diversos “fabricos” e apreenderam produtos e ferramentas.

A atividade teve como principal momento a apresentação do projeto de inspeção sanitária do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, que será iniciado nos próximos meses e tem como objetivo a instalação do Serviço de Inspeção Municipal e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA), que tem como finalidade a regulamentação de produtos de origem animal, como nesse caso o leite e seus derivados.

Na ocasião foi aberto um espaço para que os envolvidos pudessem tirar dúvidas sobre o processo de legalização e os mecanismos e ações a serem feitas para se adequar as normas da legislação vigente.

A iniciativa do Consórcio irá atuar nos 16 municípios do Território, desenvolvendo ações como a elaboração e entrega de plantas para pequenos empreendimentos individuais e coletivos como laticínios com capacidade produtiva de 2 a 5 mil litros de leite por dia. Além do processo de inspeção sanitária, também serão buscados padrões de qualidade necessários para comercialização dos produtos nos municípios da Bacia do Jacuípe e nos territórios circunvizinhos, como Portal do Sertão e Sisal.

Participaram da audiência o secretário executivo do Consórcio Jacuípe, Valcyr Rios, e os médicos veterinários Washington e Leia Ribeiro, o prefeito de Capela do Alto Alegre, Joseney da Silva (Ney do Banco), o seu secretário de Agricultura, Antônio Cloves, e o vereador do município Romeu, além do  presidente da câmara de Nova Fátima, João Umberto - popular Joãozinho de Dalva - e o vereador Adriano Santos.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.